quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Aprenda a Fazer Compras

Segundo Lair Ribeiro,
nosso hábito de fazer compras
está muito ligado ao nosso estado emocional.
A maioria dos brasileiros
ainda faz compras
achando que,
se tem dinheiro suficiente para pagar,
não tem problemas. 



No entanto, para evitar problemas financeiros, é exatamente esse tipo de pensamento que precisa ser mudado. O ato de comprar seja o que for não requer apenas dinheiro suficiente para pagar, requer principalmente um planejamento adequado e muita reflexão antes de fazer a compra. O médico e especialista em educação financeira Lair Ribeiro diz que o ato de comprar está tão ligado ao nosso estado emocional que é quase impossível distinguir uma coisa da outra. E destaca: "Os vendedores são especialistas em fazer com que você se envolva emocionalmente antes de fechar a compra".  Segundo ele, é por isto que as pessoas financeiramente bem sucedidas seguem alguns pequenos 'rituais' antes de fazer o pagamento, seja com cheque, cartão de crédito ou débito ou dinheiro.
Ele tem razão. Muitas pessoas são bem sucedidas financeiramente porque para fazer qualquer tipo de compra - desde a roupa mais barata ao carro mais caro - pesquisam bastante, desistem da compra quando surge uma dúvida, evitam fazer compras quando se encontram em situações emocionalmente desgastantes, pensam no futuro, fazem tudo que tiver que ser feito, evitam o que não tem que ser feito, não se envergonham de perguntar o que quiserem e pensam em si mesmas.
Seja lá o que você queira comprar (pode ser um Smartphone, um apartamento ou o que for), não compre sem antes pesquisar muito. "Pesquisar muito" significa comparar preços, condições de pagamento, prazos de entrega, garantias e uma infinidade de outras condições. Ao fazer compras pela Internet, tudo isto se torna ainda mais fácil de ser feito, já que a pessoa nem sequer precisa sair de casa. O resultado para quem mantém esse hábito é sempre vantajoso.
Se houver algum tipo de dúvida, por menor que seja, não faça a compra. Dê um tempo a si mesmo(a) para pensar sobre a compra antes de fazê-la. Não se deixe dominar pelo impulso emocional causado pelo desejo de ter o que você quer comprar. Refletir sobre a compra antes de fazê-la lhe ajudará a raciocinar com mais clareza. É muito importante refletir se vale a pena pagar pelo preço exigido para adquirir o produto ou o serviço que você deseja ou necessita.
Se você brigou com o namorado ou a namorada, teve dissabores no local de trabalho ou em casa ou qualquer outro tipo de aborrecimento, tem que evitar fazer compras nessas ocasiões. São situações emocionalmente desgastantes que fazem você agir por impulso e zerar seu limite de cartão de crédito, dar cheques sem fundos ou fazer qualquer outra coisa da qual você terá sérios motivos para se aborrecer mais ainda depois, e se isto acontecer você se aborrecerá contra você mesmo(a) por ter feito uma bobagem que podia ser evitada.
Pode parecer para algumas pessoas que esta é uma visão machista, mas estudos psicológicos comprovam que, quando se trata de dinheiro, compras e consumo, homens e mulheres geralmente se comportam de maneiras diferentes. A maioria dos homens tende a pensar de modo a acumular riqueza, não no sentido de se tornarem ricos, mas de economizar. Em sua lista de desejos, eles incluem imóveis luxuosos, os carros mais caros, mas pensam principalmente em garantir seu bem estar e o de sua família durante muitos anos. A maioria das mulheres pensa a curto prazo, planeja o consumo como forma de antecipar uma sensação ou situação de riqueza. Isto as faz incluir no topo de sua lista de desejos coisas como jóias, bolsas, sapatos, roupas de grandes estilistas, peças de decoração de luxo para a casa, pacotes completos de cirurgia plástica, etc. Enquanto a maioria dos homens programa o acúmulo de riquezas visando o bem estar futuro de si mesmos e de suas respectivas famílias, a maioria das mulheres almeja algo que lhe dê prazeres imediatos, mesmo que seja por apenas algumas horas, como aqueles que elas acham que as pessoas ricas tem. A "dica" de Lair Ribeiro para as mulheres e os homens é esta: "Primeiro visualizem o futuro. Antes de 'torrarem' o dinheiro nos shoppings ou nas clínicas de estética, reflitam sobre a possibilidade desse dinheiro render muito mais se fosse devidamente investido em algo que realmente valha a pena. Considere a possibilidade de adiar um pouco mais o prazer momentâneo para transformá-lo em prazer real e mais duradouro."

Lair Ribeiro é médico cardiologista dos mais conceituados. Brasileiro, viveu durante muito tempo nos Estados Unidos, onde desenvolveu suas habilidades nas áreas de educação financeira e empresarial. É um dos palestrantes mais requisitados sobre esses temas no Brasil e autor de 35 livros que estão na lista dos mais vendidos no mundo, entre eles "Aprimorando a Relação com o Dinheiro", "A Preparação para o Sucesso Financeiro" e "Organização, Investimento e Conquistas", que fazem parte da "Coleção Lair Ribeiro".

Foto: Arquivo Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário