sábado, 9 de agosto de 2014

Entre a Distribuição de Renda e a Distribuição de Riqueza


Fonte: Folha de S. Paulo
Não se pode falar 
em distribuição de renda
sem mencionar
a distribuição de riqueza. 



Vejo entrevistas na televisão, notícias, etc., sobre a situação da economia no Brasil, e noto uma coisa: fala-se muito na necessidade de uma distribuição de renda mais justa. Claro que isto é importante, mas fala-se pouco em algo que me parece mais importante: uma distribuição de riqueza mais justa. Muita gente - inclusive economistas renomados - comete o erro de tratar as as duas coisas como se fossem a mesma coisa, mas as diferenças são óbvias.
A distribuição de renda é a forma como a receita obtida pelo país é distribuída entre a população com base no maior salário disponível à maior porcentagem possível da população. Isto com certeza merece destaque devido às enormes desigualdades sociais e econômicas que ainda persistem. Houve uma pequena recuperação do salário mínimo e um pequeno crescimento no índice de empregos com carteira assinada - ou, como alguns preferem dizer: empregos formais - mas obviamente a distribuição de renda ainda está longe de ser satisfatória. 
No entanto, se a distribuição de renda não é satisfatória, a de riqueza também não tem como ser. A distribuição de riqueza se diferencia da distribuição de renda por se basear na comparação de riquezas de vários membros de uma sociedade (neste caso, da sociedade brasileira). Enquanto a distribuição de renda se refere à distribuição de posses de recursos da sociedade, a de riquezas visa os lucros adquiridos pela mesma sociedade. O cálculo da renda por pessoa (renda per capita) ajuda a conhecer o grau de desenvolvimento econômico do país, mas é o cálculo da distribuição de riqueza que ajuda a medir a capacidade de acesso das pessoas a serviços básicos como saúde, educação, etc. Portanto, ajuda também a medir o grau de pobreza. Estes são detalhes que ninguém precisa ser um economista para saber e que não podem ser negligenciados nas discussões e nos debates sobre economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário