quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mercado de Produtos de Luxo no Brasil tem Crescimento Insuficiente

O desempenho do mercado de luxo no Brasil
não está conseguindo atender às expectativas,
apesar do crescimento acima da média mundial.

Espera-se que 
o crescimento 
seja de pelo menos 25%
até 2017.







O mercado brasileiro de luxo tem sido visto como uma alternativa muito importante para as grandes marcas internacionais. Porém, ao mesmo tempo tem apresentado resultados abaixo do desejado. Mesmo assim, segundo a empresa especializada em consultoria de mercado Bain & Company, é um dos poucos que tem crescido acima da média da macroeconomia mundial, com alta de até 10% no ano passado.
"Macroeconomia" é o estudo e a observação de uma economia regional ou nacional como um todo, mas concentra-se no estudo do comportamento agregado de um determinado setor da economia, que neste caso é o mercado de produtos de luxo (que inclui desde os carros mais caros até as roupas e calçados de grifes mais destacadas). Para o Brasil, espera-se que o crescimento nesse setor seja pelo menos 25% até o final de 2017. Mas para isto as indústrias que estão com dificuldades para expandir suas operações no Brasil precisam realizar mudanças de estratégias urgentemente para se adaptar à realidade atual da economia no país, pois as dificuldades operacionais e tributárias no Brasil frustram todos os investimentos externos.
Uma possível solução para o setor de artigos de luxo seria a organização entre as empresas para buscarem incentivos do governo. Já existem movimentos com o objetivo de tentar convencer o governo brasileiro sobre a necessidade de baixar os impostos para estimular o consumo em território nacional, obter mai ganhos em arrecadação, gerar empregos e elevar o padrão de produtos fabricados no Brasil. Mas quando se fala em geração de empregos - neste e em qualquer outro setor - vem à minha mente a pergunta: há profissionais qualificados suficientes e suficientemente qualificados?

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