quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Importância do "Balanced Scorecard"


no início,
era para ser um sistema para avaliar gestões de performance da empresa.
Com o tempo,
tornou-se uma metodologia importante aplicável em  várias áreas. 


As palavras em inglês estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, especialmente no que se refere a empreendimentos. Um dos termos em inglês mais utilizados atualmente é o "balanced scorecard". "Balanced" significa "balanceado", "sorecard" significa literalmente "cartão de pontuação". Isto significa que o "balanced scorecard" é um sistema de medição e gestão de desempenho. Criado a partir de 1992 pelos norte americanos Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School, trata-se de um sistema aplicável em micro, pequenas, médias e grandes empresas para avaliar gestões de negócios, de serviços e de infraestrutura utilizando ao mesmo tempo a tecnologia da informação (TI) e softwares de sistemas integrados de gestão empresarial (SIGE). 
Os SIGE - ou ERP ("Enterprise Resource Planning" - "Planejamento de Recursos Empresariais" em inglês) são sistemas de informação que incluem todos os dados e processos da empresa num único sistema. A integração entre a TI e os SIGE é também uma integração entre os sistemas de finanças, de contabilidade, de recursos humanos, de marketing, de vendas e de compras e os sistemas de processamento de transações, de informações gerenciais, de apoio a decisões, etc. Os SIGE são uma plataforma de software que integra todos os setores de uma empresa, o que facilita a automação e o armazenamento de todas as informações de negócios. 
Inicialmente o balanced scorecard (BSC) era apenas um modelo de avaliação de performance da empresa. Com o passar do tempo o modelo se desenvolveu e se tornou uma metodologia de gestão estratégica cujos requisitos para definição de indicadores tratam dos processos de um modelo de administração de serviços que permita maximizar os resultados nas perspectivas de finanças, de clientela, de processos internos e de aprendizado e crescimento. Portanto, é um processo lógico de um sistema de gestão aplicável em todos os tipos de organizações. Para garantir seu sucesso, o administrador da empresa deve definir e implementar variáveis de controle, metas e interpretações que garantam que a organização apresente desempenho positivo e crescimento ao longo de sua existência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário