quarta-feira, 21 de setembro de 2011

6 - O que é "Open Market"

Em economia, a utilização de termos em inglês é muito vasta. "Open market", por exemplo, é uma das mais empregadas. Significa "mercado aberto", mas o sistema também é conhecido como "mercado livre". É o mercado acessível a todos os agentes econômicos (ou "agentes de economia"), que são pessoas em condições de agir como representantes de pessoas cujas ações não possam ser totalmente monitoradas pelos principiais interessados. São exemplos de agentes econômicos um conselheiro de investimentos, um contratante, um funcionário (a partir do ponto de vista do empregador), etc. 
A participação do agente econômico no mercado se dá sob certas condições financeiras  sujeitas a impostos, barreiras tarifárias ou subsídios que visem proteger os próprios agentes contra possíveis problemas. Isto se chama "protecionismo". A partir daí, economistas julgam a possibilidade de abertura do mercado de acordo com regulamentos governamentais, condições de concorrência e a presença ou ausência de fatores culturais locais que possam influenciar nas transações comerciais. 
Em princípio, um mercado totalmente aberto é um mercado totalmente livre no qual os agentes econômicos podem atuar sem qualquer constrangimento externo. Porém, nem sempre os mercados são tão abertos assim, pois nem sempre é possível obter apoio legal que garanta segurança, propriedade ou o cumprimento total das obrigações contratuais nas transações e a prevenção contra a quebra de regras para obtenção de vantagens desleais na concorrência (infrações de leis, de códigos de ética, etc.). 

O "Open Market" bancário

Em atividades bancárias, o "open market" é o sistema pelo qual títulos são comprados e vendidos entre o Banco Central e as instituições financeiras regulamentadas por ele.  Neste caso, não é um mercado livre de processos. Para intervir no ciclo de negócios, o Banco Central pode utilizar o open market para compra e venda de títulos do governo para aumentar reservas.
Numa operação de mercado aberto, o Banco Central compra títulos de outros bancos em troca de cheques. Isto diminui o crédito dos bancos em relação ao BC, mas ao mesmo tempo aumenta a oferta de dinheiro. Portanto, aumenta as reservas.

Um comentário:

  1. Senhor esta errado o conceito, sugiro reformular, veja que aumentar reservas é utilizado quando o BC vende tútulos e não compra.

    ResponderExcluir