sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Golpe da Pirâmide

Os lucros de quem está no ápice
ou mais próximo dele
são provenientes dos pagamentos
dos que estão na base.
No Brasil,
somente de janeiro de 2013 até hoje,
cinco empresas
tiveram intervenção judicial
por formação de
pirâmide financeira.


E tem mais: essas intervenções ocorreram graças a muita insistência dos Ministérios Públicos federal e estaduais. 
Veja como o golpe funciona:


O golpe não é novo. No mundo, ele existe há pelo menos 50 anos e é conhecido também como "esquema de pirâmide", "esquema da pirâmide" e "pirâmide financeira". É um esquema comercial cujos ganhos dos participantes crescem em progressão geométrica com base no crescimento da adesão de novos participantes, o que faz com que a situação atinja níveis insustentáveis.
Uma progressão geométrica é um tipo de cálculo que utiliza números em sequência chamados "termos". Cada termo a partir do segundo é igual à multiplicação do termo anterior por uma constante chamada "razão". Veja os exemplo abaixo. No primeiro a razão é 2. No outro, a razão é 5.
(1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128...)
(1, 5, 25, 125, 625, 3.125, 15.625...)
O esquema é montado de modo que pareça um modelo comercial de vendas cruzadas como se fosse um marketing multinível, que é uma atividade legal. Por isto, o participante pode não saber que está participando de um golpe, lesando pessoas e sendo lesado também, e pode ter complicações com a Justiça se não tiver como provar que não sabia que era um golpe. A diferença é que, no marketing multinível (MMN), também conhecido como "marketing de rede", ocorre uma distribuição de bens ou serviços advindos da venda efetiva dos produtos e do recrutamento de novos vendedores, mas a maior parte dos rendimentos provém das vendas dos produtos. Numa pirâmide financeira, mais de 50% dos lucros ou sua totalidade vem do recrutamento de novos vendedores. Uma forma muito conhecida nos Estados Unidos, que ajuda a diferenciar as duas coisas é a chamada "regra dos 70%": se a empresa tem comprovadamente 70% (ou mais) de seus rendimentos advindos das vendas dos produtos, é um marketing de rede; se menos de 70% vem dessas vendas, evidencia-se o golpe.  

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