domingo, 16 de fevereiro de 2014

Inflação de 2013 no Brasil Foi a Mais Alta Desde 2003

As perspectivas são de que em 2014
as vendas permaneçam no mesmo patamar de 2013.
O resultado comprova que o modelo de crescimento via consumo já está ultrapassado. 





Embora ainda seja o maior destaque da economia nacional, o comércio brasileiro atingiu os níveis mas baixos de vendas e os mais altos de inflação dos últimos dez anos. O crescimento de vendas foi apenas de 4,3%. No ano anterior, foi de 8,4%. O aumento de preços no varejo foi de 7,3%, sendo também o maior nos mesmos 10 anos, segundo a Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Os aumentos de preços ocorreram principalmente entre alimentos e serviços cujos preços não são controlados pelo governo (energia elétrica, por exemplo), e que são muito dependentes da proporção entre a oferta e a demanda. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira passada, revelou que a receita comercial cresceu 22,9% - mais do que o dobro de seu volume, confirmando o alto índice de inflação.
Economistas tem perspectivas de que as vendas deste ano permaneça no mesmo patamar de 2013. Altamiro Carvalho, economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), disse que a realização Copa do Mundo no Brasil agravará a situação, já que o comércio não funcionará por pelo menos 15 dias. Isto fará com que a inadimplência cresça menos, mas ainda crescerá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário